Encontro Diocesano da Mãe Peregrina em Uberlândia

“Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana”. (Pe José Kentenich)

Nos dias 06, 07 e 08 de abril, 2018, a cidade de Uberlândia/MG contou com a presença das Irmãs de Maria do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai – Atibaia/SP, Diná Batista de Souza e Gislaine Aparecida Mendonça.

As atividades se iniciaram dia 06 (sexta-feira) às 11h em audiência com o Bispo diocesano, Dom Paulo Francisco de Machado, momento em que aconteceu a apresentação da Equipe de Coordenação Diocesana, abaixo listada, e efetivação da Campanha na Diocese de Uberlândia/MG. No mesmo dia as 14h a Irmãs estiveram no programa ao vivo da Radio América (rádio Católica da Diocese) falando um pouco sobre essas atividades no Programa Tempo com Deus, com o Pe Marcos Borges Silva. Em seguida Irmã Gislaine gravou entrevista para o Elo da Fé, Portal da Diocese.

No sábado, dia 07 na Comunidade Mãe Peregrina (Paróquia Cristo Redentor), que contou com a presença do Pe Marcos, pároco desta Comunidade, Irmã Gislaine iniciou, pela manhã, a Preparação para Santuário Lar com um grupo de 9 pessoas, momento marcante e. No período da tarde, no mesmo local, Irmã Gislaine deu continuidade à formação iniciando a preparação de 45 pessoas para Aliança de Amor, uma experiência maravilhosa.

Domingo, dia 08, no salão Dei Verbum no Santuário Diocesano de N. S. Aparecida, aconteceu o IV Encontro Diocesano para Coordenadores e Missionários da Campanha da Mãe Peregrina do Movimento Apostólico de Schoesntatt da Diocese de Uberlândia/MG.

Marcaram presença as cidades de Monte Alegre de Minas, Tupaciguara e Uberlândia com aproximadamente 170 participantes.

A abertura do evento foi realizada pelo Bispo Dom Paulo, que sob inspiração do Espírito Santo soube acolher à todos os participantes. Proferiu as palavras “são missionários peregrinando com a Mãe Maria, que dera o seu SIM trazendo o Divino à humanidade, e que levando Jesus traz alegrias à todos e enche os lares de felicidades. Assim o apostolado da Campanha da Mãe Peregrina é muito importante pois leva o Evangelho Vivo que tem rosto e nome, Jesus Cristo”.

Também estiveram presentes os sacerdotes, Pe Edvaldo Pereira Souza (Paróquia São Francisco de Assis e Santa Clara), Pe Joaquim da Costa Porto (Paróquia São Cristóvão) e Pe Marcos Borges Silva (Paróquia Cristo Redentor) que muito nos alegraram ao partilharem conosco deste momento importante para a formação, deixando mensagens de acolhimento da missão.

O Encontro foi dirigido pela palestrante a Irmã de Maria de Schoenstatt, Gislaine Aparecida Mendonça, coordenadora do Secretariado da Campanha que trouxe como mensagem principal a importância da atuação de missionários e coordenadores no Ano do Laicato para a construção de uma Nova Terra Mariana. Para isso apresentou o material “Sal da Terra e luz do Mundo” (livro e coletânea), que é um roteiro de encontros para trabalhar com as famílias este tema durante o ano de 2018 e também uma maneira de vivenciarmos nossas necessidades diárias de cristãos em todos os âmbitos da sociedade. Dentre as diversas partes do Encontro tivemos, no período da tarde, um lindo momento de Adoração ao Santíssimo e a oração do Terço, foi um presente para todos os que puderam participar.

O encerramento deste momento foi a Santa Missa, em que todos os participantes puderam se fazer presentes. Ao presidente da Celebração, Pe Itamar Almeida Machado (Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida), nossos agradecimento pelo acolhimento e pela linda mensagem deixada “a necessidade de todo cristão em se envolver na missão, estando sempre próximo da comunidade, assim poderá cumprir com amor e coragem ao pedido do Pai”.

À Irmã Gislaine nossos agradecimentos, e desejosos de seu retorno novamente.

Este Encontro de formação foi direcionado à coordenadores de cidade, coordenadores de Paróquia e de grupo e Missionários, um momento importante para a caminhada da Campanha da Mãe Peregrina nesta Diocese.

A equipe de coordenação Diocesana da Campanha na Diocese de Uberlândia/MG, agradece a presença dos sacerdotes e a participação de todos que assumem a missão Batismal de serem Missionários Evangelizadores das famílias em nome de Jesus. E assim ao participarem de uma Igreja em saída aceitam como missão principal visitar as famílias e levar a Mãe Peregrina com Seu Filho no colo como esperança de Boa Nova. (Márcia Rejane Sordi Bortolini – Coordenadora Diocesana da Campanha da Mãe Peregrina da Diocese de Uberlândia/MG)

Equipe de coordenação Diocesana da Campanha na cidade de Uberlândia/MG
Márcia Rejane Sordi Bortolini – Coordenadora Diocesana da Campanha da Mãe Peregrina da Diocese de Uberlândia/MG
Carmen Iolanda da Silva – Coordenadora da Forania São Marcos
Erli Gonçalves de Borba Marinho – Coordenadora da Forania São Pedro
Josina Bernardina Guimarães – Coordenadora da Forania São Mateus
Julia Maria Costa Cruz – Coordenadora da Forania Santa Teresinha
Luciana Ribeiro da Silva Rodrigues – Coordenadora Forania São Lucas
Marisa de Jesus Márcio – Coordenadora da Forania São João Evangelista
Sônia Aparecida de Medeiros Cunha e Osvair José dos Reis Cunha – Coordenadores da Forania São Paulo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *