Aniversário de ordenação do Padre Edvaldo

Ontem, dia 23 de março, nossa comunidade se reuniu na matriz de São Francisco de Assis e Santa Clara, às 19h, para celebrar a Santa Missa, em Ação de Graças, pelo 33º aniversário de ordenação de nosso pároco, Padre Edvaldo. Foi uma grande alegria para nós, podermos preparar com simplicidade, mas com grande carinho, esse seu primeiro aniversário em nossa Paróquia. A Santa Missa foi presidida pelo Padre Edvaldo, concelebrada com os Diáconos Romeu e Antônio Falleiros e contou com a participação de fiéis das três comunidades, além da ilustre visita de algumas amigas de longa data,  paroquianas da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Um dia de alegria e de render graças a Deus pela vida e pela vocação de Padre Edvaldo.

 

Mensagem ao Padre Edvaldo

Por Gildete Cardoso Costa, da Equipe Litúrgica

Padre Edvaldo

…O parágrafo 1585 do Catecismo da Igreja Católica diz: “A graça do Espírito Santo, própria do Sacramento da Ordem é a graça da configuração a Cristo Sacerdote, Mestre e Pastor”. Então, diante da grandeza, da graça e da missa sacerdotais, os santos doutores da Igreja sentiram o urgente apelo à conversão, a fim de corresponder através de toda sua vida, Àquele de quem são constituídos  ministros pelo sacramento. Neste sentido, São Gregório de Nazianzo, ainda jovem sacerdote, não pôde deixar de exclamar: “É preciso começar a purificar-se antes de purificar os outros, é preciso ser instruído, para poder instruir os outros, é preciso tornar-se luz para iluminar, aproximar-se de Deus para aproximar Dele os outros, ser santificado para santificar, conduzir pela mão e aconselhar com perspicácia. Sei muito bem de quem somos ministros e quem é Aquele para o qual nos dirigimos. Conheço a sublimidade de Deus e a fraqueza do homem, mas também a sua força. Quem é, pois o sacerdote? É o defensor da verdade, eleva-se com os anjos, glorifica com os arcanjos, leva ao altar celeste as vítimas do sacrifício, participa do sacerdócio de Cristo, remodela a criatura, restabelecendo nela a imagem de Deus, recria-a para o mundo do alto e, para dizer o que há de mais sublime, é divinizado e diviniza”.

Depois, encontrei S. João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars dizendo: “O sacerdócio é o amor do coração de Jesus”… É o sacerdote que continua a obra de redenção na terra”… “ se soubéssemos o que é o sacerdote na terra, morreríamos, não de espanto, mas de amor”…

Isso mesmo, Padre Edvaldo, nós amamos os nossos padres, nós respeitamos os nossos padres. Por isso, antes de pedir que o senhor cuide de nós, lhe pedimos que o senhor se deixe cuidar.

Quando o senhor assumiu nossa Paróquia, há seis meses, ficávamos naquela expectativa, lhe perguntávamos como faríamos isso ou aquilo, e o senhor respondia: façam como de costume… Eu estou só observando… Depois veremos…

Acontece que nós também o observávamos e fomos aos poucos percebendo a humildade, a simplicidade, o silêncio, a pobreza evangélica, o zelo pelo Sagrado, as visitas ao Sacrário, a obediência à Igreja, sempre nos trazendo os ensinamentos do Papa Francisco, as homilias que são verdadeiras catequeses, nos exortando a mantermos nossos olhos fixos em Jesus Cristo, sempre citando a Sagrada Tradição, o Santo Magistério e, claro, a Palavra de Deus.

Confesso que nos bateu, não um saudosismo, mas uma grande saudade!… Pensamos ter novamente um pastor pregado e mergulhado, ou seja, um padre que tem as mãos pregadas como Jesus e mergulhado nas águas do Espírito Santo!

Vimos vocação de verdade, o sim do amor e a certeza de que ser escolhido é assumir a fé!

Sabemos que Nossa Senhora é muito  especial na sua vida, é sua grande devoção. Pedimos a Ela que é Mãe da Igreja, modelo dos seguidores do Evangelho, que o ajude na sua missão de ser continuador da presença de Jesus entre nós. Que Deus o abençoe e o guarde! Que o Espírito Santo o ilumine e lhe dê toda a inspiração na condução dessas ovelhas difíceis. Que São Francisco e Santa Clara lhe dêem toda Paz e todo Bem! E quanto a nós, lhe oferecemos o nosso respeito, o nosso cuidado, o nosso amor e as nossas orações! Amém!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *