Jubileu da Diocese de Uberlândia

Relembrando as comemorações do ano jubilar

Ao longo do último ano, a Diocese de Uberlândia realizou diversas ações marcando a trajetória de 50 anos de sua fundação. Há um ano, em 22 de julho de 2010, foram abertas as comemorações do Jubileu com a realização da Missa do lançamento oficial do Ano Jubilar na Catedral de Santa Terezinha. Desde então, entre outras, se destacaram  as seguintes ações: o lançamento do Anuário Diocesano e do Hino Jubilar, o lançamento do site Tempo com Deus (www.tempocomdeus.com.br), que proporciona minutos de oração e reflexão em meio às tribulações do dia a dia. O ano de 2011 trouxe a Primeira Caminhada da Juventude, no Parque do Sabiá, em fevereiro. Em maio, aconteceu a exposição “Memória e Fé: Trajetórias”, no Mercado Municipal e a VIII Assembleia Diocesana de Pastoral, que traçou os novos rumos da Igreja em Uberlândia. O mês de junho trouxe a Peregrinação Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, com quase 4000 fiéis , o lançamento do jornal “Diocese a Caminho”, a homenagem na Câmara dos Deputados em Brasília, transmitida pela TV Câmara e o lançamento do Selo Comemorativo ao Jubileu Diocesano. 
No dia 20 de julho, continuando as comemorações, a Câmara Municipal de Uberlândia, em sessão solene, homenageou a Diocese de Uberlândia, com um diploma de honra ao mérito, após pronunciamentos e homenagens. 
No dia 22, dia em que a diocese comemorava os seus 50 anos, pela manhã, o bispo da Diocese, Dom Paulo Francisco Machado, ofereceu um café da manhã à imprensa. Os profissionais da mídia local e nacional foram recepcionados na cúria, sede administrativa da Igreja Católica. Ao final do café e das entrevistas, cada participante recebeu um Press Kit contendo o anuário diocesano, o plano pastoral e um CD com um vídeo institucional dos 50 anos da Diocese de Uberlândia e um vídeo documentário das ações do Ano Jubilar. Compareceram ao Café da Manhã com a Imprensa os profissionais da TV Canção Nova, TV Vitoriosa (SBT), TV Legislativa, TV Integração (Globo), Mídia Católica, Jornal Gazeta de Uberlândia, Rádio América, Rádio Vitoriosa e Rádio Globo Cultura.

A noite do dia 22 culminou com a Missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro da diocese de Uberlândia, no Ginásio Sabiazinho, com a presença de cerca de 3000 fiéis. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, dom Paulo Francisco Machado. Inúmeras autoridades religiosas participaram da missa: o arcebispo de Montes Claros, dom José Alberto Moura; o arcebispo de Uberaba, dom Aloísio Roque Oppermann; o arcebispo de Diamantina, dom João Bosco Oliver de Faria; o bispo de Ituiutaba, dom Francisco Carlos da Silva; o bispo de Jacarezinho (Paraná), dom Antonio Braz Benevente, e o bispo emérito de Brejo (Maranhão), dom Valter Carrijo. O bispo de Patos de Minas, dom Cláudio Nori Sturm, foi representado pelo padre Olivar Constantino Peres. Cerca de 100 padres, 40 diáconos permanentes, seminaristas e religiosos e religiosas, também prestigiaram a cerimônia.

Diversas autoridades civis também compareceram ao evento: vereadores, prefeitos e deputados. O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, falou em nome dos prefeitos das cidades que compõem a Diocese.

A missa foi lindamente cantada pelo coral regido pelo Padre Fábio Marinho.
Ao término da celebração, dom Paulo Francisco Machado enviou os fieis ao acolhimento do Plano Pastoral, resultante da Assembleia Diocesana que aconteceu em 29 de maio deste ano. “Vamos juntos avançar como Igreja Viva, Discípula Missionária. Queremos renovar nosso compromisso: ser igreja discípula, missionária e profética”, exortou o bispo. Em seguida foi concedida a benção com indulgência plenária. (fonte: Diocese de Uberlândia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *